Feel free to contact us

Back-end vs front-end: principais diferenças e como dominar ambos

A escolha entre Front-End e Back-End é provavelmente uma das questões mais importantes para quem está iniciando na área do desenvolvimento web. Embora não haja uma resposta exata para isso, é possível basear sua decisão em alguns tópicos. A base de qualquer página web, o HTML define a estrutura e o conteúdo da página.

Os desenvolvedores back end trabalham com linguagens mais complexas e têm a responsabilidade de criar a lógica do sistema, garantindo que ele funcione de forma eficiente e segura. Eles também precisam entender conceitos como segurança da informação https://www.ocafezinho.com/bootcamp-de-programacao-como-desenvolver-suas-habilidades-em-poucos-meses/ e arquitetura de software. O back end, também conhecido como “parte de trás”, é responsável por toda a parte lógica e funcional de um sistema. Ele engloba o desenvolvimento e a gestão do servidor, do banco de dados e das regras de negócio.

Melhores linguagens de programação para devs iniciantes

É muito popular no desenvolvimento de plataformas de comércio eletrônico, sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), sistemas de gerenciamento de bancos de dados e outras aplicações web. Em conjunto com o MySQL, o PHP é amplamente usado para criar aplicativos web completos com funcionalidades de gerenciamento de conteúdo e comércio eletrônico. O PHP é uma linguagem de programação de código aberto que é particularmente adequada para desenvolvimento web. Ela é usada principalmente para criar aplicativos web server-side dinâmicos e interativos. Já a habilidade de adicionar itens complexos às páginas web, incluindo a interatividade e a lógica de programação, é responsabilidade do JavaScript.

back end e front end diferença

Para o Front-End, que cria interfaces, a principal delas é pensar em uma grande variedade de plataformas. O mais importante, portanto, é entender que mesmo que haja alguma diferença na média salarial para esses cargos, ambos são opções rentáveis e que oferecem remunerações semelhantes. Se você está pensando em ingressar em uma carreira de tecnologia, pode ser que tenha essa dúvida, e até mesmo que isso influencie na sua decisão por uma ou outra área do desenvolvimento. As ferramentas mais populares para esse profissional são HTML, CSS e Javascript, além de frameworks e bibliotecas.

Desenvolvimento backend

Na prática são mundos diferentes e, o que pode gerar uma intersecção do mundo Front End com o Mobile é o React Native, por utilizar tanto um framework super popular na Web quanto a linguagem JavaScript. E, mesmo com essa familiaridade toda, as diferenças das Bootcamp de programação: como desenvolver suas habilidades em poucos meses plataformas ainda sim separam os profissionais que mexem com sites e aplicativos em duas linhas diferentes. Como no exemplo do caixa eletrônico, frequentemente o mecanismo back-end trabalha junto com uma base de dados para armazenar e consultar informações.

back end e front end diferença

Se você precisa só apresentar o conteúdo, sem nenhum tipo de interação dinâmica como consulta à um banco de dados, você pode ter esse resultado só com a camada front-end. Nós também publicamos informações mais detalhadas sobre o salário médio dos desenvolvedores PHP. Esse artigo é específico sobre empregos de backend e salários, juntamente com se o desenvolvimento do PHP é ou não um trabalho excelente, para começar. Tudo depende da pessoa que escreveu uma descrição do trabalho e da empresa que contratou para esse trabalho.

Tecnologias e linguagens utilizadas para o desenvolvimento Frontend e Backend

Com o passar dos anos é meio natural após começar por um dos lados você ir aprendendo como o outro funciona. O mundo do Front End possui diversas tecnologias e está sempre evoluindo, se você quiser conhecer ele desde a base, pode ler os artigos sobre começar no desenvolvimento Front-End e como estudar do zero o Front-End. No back-end você vai precisar ter uma boa noção de infraestrutura e entender de segurança para não ter o sistema facilmente hackeado ou liberar informações indesejadas. Já no front-end, você vai ser um profissional medíocre se não dominar algum framework e não tiver uma boa noção de UI e UX. O CSS complementa o HTML, e serve para estilizar tudo o que você vê, dar cores aos elementos, alterar os tamanhos, fontes, criar animações, etc. Quase todos os sites do mundo utilizam CSS, pois sem ele os sites ficariam com a aparência de um documento de texto.

  • Para isso, ele trabalhará ao lado de Web Designers, UI e UX Designers, além de outros membros da equipe de tecnologia.
  • Com cursos que vão desde o básico ao avançado em diversas linguagens, como JavaScript, Node.js, React, Python e mais, temos um amplo leque de opções para quem busca se aprimorar na programação.
  • É um profissional mais completo e que normalmente tem mais experiência no desenvolvimento de sistemas web.
  • Apesar de ser multiplataforma, ainda é mais utilizada no desenvolvimento do back-end de sistemas web.

Mais especificamente, ele lida com o servidor onde o site está hospedado, que é a estrutura geral que o mantém funcionando. E para garantir que essa estrutura funcione direitinho é que existem as funções de front-end e back-end. O front-end é a parte do site com a qual você pode ver e interagir diretamente para receber os recursos de back-end do sistema. O desenvolvimento de front-end se concentra na criação de interfaces de usuário totalmente funcionais, responsivas e bem projetadas. As principais práticas de segurança de back-end incluem codificação segura, criptografia de dados confidenciais antes e depois da transmissão e sistemas seguros de autorização e autenticação. A segurança do front-end se concentra nos componentes voltados para o usuário.

Nós também estamos vivendo em um mundo acêntrico, que quase sempre cai nas mãos de um desenvolvedor frontend. Vamos dar uma olhada nas tarefas exigidas de cada tipo de desenvolvimento, juntamente com os títulos de trabalho disponíveis para os trabalhadores do frontend e backend. No entanto, você nunca deve esquecer que algumas dessas linguagens trabalham juntos para produzir o melhor resultado. Muitos sites têm alguma combinação de HTML, CSS e JavaScript que funcionam todos em conjunto. Mas ele apenas guarda, ele não faz nenhum processamento dessas informações.

  • É possível programar scripts (pedaços de códigos) que automatizam funções de SEO, inclusive.
  • Na próxima vez que acessarem o mesmo conteúdo, o front-end carregará os arquivos em cache para melhorar o desempenho.
  • Também é o back-end quem é o responsável por verificar se o usuário digitou seu login e senha corretamente, ao checar a informação no banco de dados.
  • O front-end é a parte do site com a qual você pode ver e interagir diretamente para receber os recursos de back-end do sistema.
  • O backend é voltado para o servidor, muitas vezes nunca visto pelos usuários.